Conheça e baixe programas gratuitos que substituem o Photoshop

O famoso programa de edição de imagens da plataforma Adobe parece insubstituível. Com o Photoshop, designers e fotógrafos ajustam cores e focos de fotografias, além de criarem artes. Quem não abre mão renova a assinatura a cada 12 ou 18 meses.

O plano Creative Cloud permite alugar os programas de edição da Adobe, com descontos para estudantes. Mas, para os adeptos dos softwares livres tem a opção de programas similares grátis. Conheça e baixe 6 programas gratuitos que substituem o Photoshop.

GIMP

O GIMP é considerado a melhor alternativa gratuita ao Photoshop. Personalização de pinceis e texturas e variedade de compatibilidade é um dos cartões de visita. Apresenta compatibilidade com os formatos GIF, JPEG, BMP, PCX, PNG, PS, PSD, XPM, TGA, TIFF, SVG, MNG e PDF.

Tela do GIMP no MacOS.

O programa agora tem o Modo Janela Única, ativado pelo menu Janelas – Modo Janela Única. Essa novidade agrupa as ferramentas na mesma janela. Ferramentas de texto e desenho também foram atualizadas na versão mais moderna, onde destacamos a suavidade das bordas. Outra novidade é poder criar animações, graças as ferramentas Onion Skin e Blue Box e ao navegador de quadros.

Pixlr

Além de gratuito, o Pixlr ainda pode ser usado online. O programa desenvolvido pela Autodesk é compatível com os principais sistemas operacionais web e mobile: Windows, Mac, iOS, Android e Windows Phone sem distinções. Curiosidade é a simplicidade da versão desktop, sem o menu à esquerda da tela. Já a online tem aparência semelhante ao Photoshop.

Com o básico dos programas do gênero, o Pixlr tem boas ferramentas de efeitos como sobreposições, variedade de bordas, filtros e efeitos. Outro ponto positivo é que dá para compartilhar os trabalhos via Facebook, Instagram, Twitter e enviar por e-mail.

Polarr

Ele não é o único gratuito que compatível com RAW. O Polarr suporta mais de 30 arquivos RAW. O software ainda pode ser usado online. Somam-se a isso boas ferramentas de cor, iluminação e filtros. As imagens são salvas online, com possibilidade de gravar no desktop e na nuvem.

Krita

O Krita é voltado para ilustração digital e pintura. Sistema de cor CMYK, compatibilidade com a extensão PSD e cheios de filtros e pinceis com opção de personalização. Quer mais? O Krita pode ser usado em computadores touchscreen.

Darktable

Programa disponível para Mac e Linux e compatível com arquivos RAW. Com o Darktable dá para aplicar vários tipos de curvas e filtros. Sobre o sistema de cor, o usuário tem a opção do tradicional RGB, sRGB, Adobe RGB e XYZ.

Aperture

Voltado exclusivamente para Mac. O Aperture é um dos melhores para o sistema operacional. Fácil de trabalhar, semelhante ao Photoshop, aceita iPhoto e com reconhecimento facial para organizar os trabalhos.

Tem outras dicas de programas gratuitos que substituem o Photoshop? Comente aqui..

Você também pode se interessar por:

31/05/2017