Conheça 5 bancos de imagens gratuitos na Web

Sabemos que nessa caminhada como freelancer são muitos os clientes que pedem por fotos ou imagens dentro de seus projetos, mas nem todos possuem uma verba que torne viável a compra de fotografias em bancos de imagens.

Alguns profissionais acabam dando aquela escapada e pegam imagens do Google, ignorando o fato de que muitas delas não possuem autorização para este tipo de uso. Mas a prática é perigosa e pode gerar problemas para você e seu cliente.

Para suprir a necessidade de redatores que precisam enriquecer o texto com imagens, de designers que querem imagens específicas, de social medias que necessitam abastecer as redes sociais com fotografias manipuladas ou de qualquer profissional que já se viu caçando incansavelmente por imagens livres de direitos autorais separamos 5 bancos de imagem gratuitos na Web.

Sim, eles existem! Não só existem como costumam estar recheados de fotografias e imagens de qualidade para usar sem medo.

Confira a seguir nossas sugestões de bancos de imagens gratuitos

1 – Free Images

Contando com um banco de imagens gigantesco, o FreeImages é rico em fotografias dos mais variados temas, sendo a maioria de qualidade respeitável e tratamento próprio para o uso direto. Há também um campo que permite que os próprios usuários contribuam com imagens que serão disponibilizadas depois de aprovadas pelo site.

 

2 – Pixabay

Além da extensa opção de fotografias e imagens, o Pixabay é altamente intuitivo para o usuário. Disponibiliza o campo de busca logo de cara e também separa o site por categorias compostas por fotos, ilustrações, vetores e vídeos. Há ainda a possibilidade de escolher especificações como cor, tamanho e orientação. As especificações fazem com que a busca seja mais precisa e certeira.

Pixabay

Pixabay

3 – Unsplash

O Unsplash conta com um acervo de mais de 300 mil imagens. O acervo recebe novas fotografias diariamente, contando com os mais variados temas. Como o próprio site diz: é bem possível que você encontre o que está procurando ali. É possível seguir seus artistas favoritos e acompanhar a postagem de novas fotos em tempo real.

 

4 – FreePhotosBank

A interface pode não ser a mais atrativa em comparação com as outras já citadas, mas o site conta com uma lista respeitável de imagens. Depois de dominada a usabilidade o usuário consegue distinguir itens por data, ordem, categoria e outros. O FreePhotosBank dispõe também de uma hot list onde reúne todas as imagens mais requisitadas.

 

5 – Open Photo

Alguns fotógrafos pedem que os cŕeditos sejam dados, mas a riqueza de imagens do Open Photo faz valer a pena a navegação atrás do que se deseja. Separadas por categorias, palavras-chaves ou popularidade, a grande maioria das imagens é de nível profissional e conta inclusive com maiores especificações de câmera e dimensão. Os usuários também podem contribuir com suas próprias imagens que posteriormente serão disponibilizadas no site e enriquecerão ainda mais o acervo.

Open Photos

Open Photos

Pronto, agora já pode aceitar aquele freela e começar a trabalhar com uma vastidão de imagens disponíveis para enriquecer conteúdo. As imagens são grandes responsáveis por chamar atenção para um trabalho bem feito e são quase infinitas as possibilidades oferecidas pelos bancos de imagem gratuitos aqui citados.

Não deixe de conferir nosso artigo sobre sites de fontes gratuitas.

 

 

 

29/09/2017