Como se tornar um freelancer de sucesso

Onde quer que você procure por dicas de como ter sucesso, em qualquer área que seja, a primeira palavra para justificar as dificuldades costuma ser sempre a mesma: crise. Ok, sabemos que a crise afetou e muito a desenvoltura de várias profissões, mas, passada essa compreensão, chega a hora de decidir o que fazer para atravessar as dificuldades e obter sucesso.

freelancer

freelancer

Um freelancer de sucesso pode tirar da crise um benefício. A diminuição de cargos em tempo integral e a redução da busca de empresas por grandes agências abre oportunidade para que estes profissionais ofereçam seus trabalhos. Mas que passos seguir para se tornar um freelancer de sucesso? Separamos 5 dicas essenciais para caminhar para um destino bem-sucedido.

 

1 – Foco!

Pode parecer óbvio, mas é imprescindível ter maturidade e disciplina o suficiente para conseguir encontrar e manter o foco linear. Freelancers costumam trabalhar no sistema home office ou em locais diferentes do comum e com a liberdade e a não necessidade de cumprir um horário preestabelecido vêm a necessidade de saber plenamente qual a hora de deixar tudo de lado e focar no trabalho.

 

2 – Divulgação

Diferente de quando se trabalha como funcionário de uma empresa, sendo freelancer (inicilamente) não são os trabalhos que vêm até você, é você o responsável por caçar os trabalhos. Um profissional que fica esperando trabalho cair do céu provavelmente não será um freelancer de sucesso. Toda forma de divulgação é válida, desde que bem planejada. Página de facebook, oferecimento de trabalho em grupos relacionados, cadastros em sites feitos para freelancers. Deve se lembrar sempre que quem não é visto não é lembrado.

 

3 – Divida bem seu tempo

É fácil perder a noção do tempo quando você é seu próprio chefe. Ainda que não seja obrigatório bater ponto às 8h da manhã e fechar a firma às 19h é importante que se tenha estabelecido um horário de trabalho. Manter uma rotina ajuda a manter o foco e auxilia no cumprimento de prazos, assegura a garantia do profissionalismo e mantém a qualidade da vida pessoal, que por vezes pode acabar se confundindo com a profissional caso o espaço e o tempo não sejam bem definidos.

 

4 – Saiba qual preço cobrar

Saber qual valor cobrar envolve ter conhecimento de mercado. É saber quanto cobrar por seu trabalho considerando alguns pontos como o tempo de experiência que você tem, suas qualificações, o valor médio cobrado por profissionais da área no mercado, as horas necessárias para trabalhar em determinado projeto, entre outros. É bom lembrar que preço é algo que vai se construindo, pode ser que os ganhos pareçam relativamente baixos no início, mas com produção e reputação a gama de clientes vai aumentando, tal como os preços que podem ser cobrados e daí para frente o progresso é certeiro.

 

5 – Inscreva-se em uma plataforma para freelancers

É comum que no começo se fique em dúvida de onde conseguir clientes, por vezes até freelancers com mais tempo de mercado se veem sem direção. As plataformas para freelancers diminuem as barreiras entre cliente e profissional, facilitam que ambos encontrem o que procuram e garantem mais segurança nas transações. Uma plataforma indicada é o Utungo (https://www.utungo.com), responsável por oferecer ao cliente um local para que encontre profissionais técnicos e criativos que resolverão suas necessidades. Ao freelancer a plataforma oferece um lugar para oferecer seu trabalho diretamente para alguém que precisa. Além dos benefícios citados, este método reduz a desconfiança por parte de cliente e freelancer, garantindo cumprimento de prazos e pagamentos.

Seguir estas dicas e, claro, sempre se especializar e garantir a qualidade de trabalho são grandes passos para conseguir ser um freelancer de sucesso.

Confira também nossos artigos sobre fontes gratuitas e bancos de imagens.

Você também pode se interessar por:

29/09/2017