Como ganhar dinheiro no YouTube?

O YouTube se tornou uma das maiores plataformas de monetização online.

Não é à toa que milhares de pessoas estão se tornando famosas graças aos vídeos na plataforma, e muitas empresas anunciam seus produtos e pagam (muito!) por isso.

Mas, como ganhar dinheiro no YouTube, ainda mais sendo iniciante?

Não vamos mentir: é muito difícil começar a monetizar os vídeos, mas é preciso dar o primeiro passo. Além disso, há passos a serem seguidos para ganhar dinheiro no YouTube.

Os primeiros passos

Estima-se que os Youtubers mais famosos ganham entre U$2 mil e U$7 mil, alguns outros ganham milhões, mas a receita depende muito da premissa do canal.

Mas, mesmo canais menores podem ser monetizados. O potencial de ganhos não é unicamente determinado pelo número de visualizações e assinantes, mas também no nível de engajamento que o canal gera.

Para ganhar dinheiro no YouTube, primeiro, é preciso ter uma compreensão clara do que seu público quer. Assim, você irá construir uma audiência relevante no nicho escolhido.

Para descobrir qual é o seu público, é preciso estar atento aos seguintes detalhes:

  • Sexo

Observe qual sexo é mais dominante entre seu público, se são homens ou mulheres.

  • Idade

Para conseguir planejar um conteúdo coerente com a mentalidade do seu público.

  • Localização

Onde o seu público está localizado.

  • Engajamento

O engajamento geral da sua audiência observando seus vídeos.

 

Além da combinação de todos os itens acima, você também deve observar outras coisas, como número de comentários e quais vídeos tem mais acessos.

Com essas informações, você poderá trabalhar melhor o conteúdo para o seu público alvo e também fazer parcerias com outros sites e marcas. Utilize também o Social Blade para comparar seu próprio canal com outros.

Começando a ganhar dinheiro no YouTube

Felizmente, existem diversas maneiras de ganhar dinheiro no YouTube. Mas, é preciso criar um fluxo constante de vídeos para conseguir essa monetização. Veja algumas opções para monetizar seus vídeos:

  • Tornar-se parceiro do YouTube e ganhar dinheiro com anúncios

Este deve ser o primeiro tipo de receita que você irá explorar. Para conseguir ser parceiro do YouTube, é preciso entrar na seção do estúdio de criação da sua conta, e no menu do canal pedir para verificar sua conta e ativar a monetização.

É fácil de configurar, mas ser parceiro do YouTube está longe de ser a receita mais lucrativa para você.

  • Ganhar dinheiro vendendo produtos

Os produtos podem ser camisetas, canecas, sacolas ou qualquer outra coisa. Além de aumentar sua exposição, também cria uma relação entre você e seus fãs.

  • Trabalhar como influenciador ou afiliado

As marcas estão investindo cada vez mais no mercado de influenciadores digitais, que geram mais engajamento e resultados que propagandas tradicionais.

Mas é preciso ter cuidado ao se associar a uma marca. É preciso ser transparente sobre o produto/serviço. Não se associe a nada que não conheça ou não acredite, pois o seu público irá perceber.

Alguns influenciadores conseguem produtos gratuitos, outros ganham dinheiro por isso. Aproveite todas as oportunidades que melhor se adequar as suas necessidades.

Como vender sem irritar seu público

Vender produtos no YouTube de forma incorreta pode irritar o seu público e afugentá-los. Para conseguir ganhar dinheiro no YouTube, é preciso criar toda uma estratégia de campanha e marketing digital para conseguir vender e satisfazer seu público.

  • Faça uma chamada para a ação

“Se você gostou deste vídeo, deixe seu like e se inscreva no canal”. Se você acompanha canais no YouTube, com certeza já ouviu essa frase. Por mais que soe repetitiva, essa chamada para ação é muito eficaz.

Ao sugerir uma ação a ser tomada, é muito provável que o seu público realmente o faça. Aproveite essa ação para ganhar mais público.

  • Adicione links no vídeo

Ao fazer propaganda de um produto no vídeo, você deve adicionar o link na descrição ou até mesmo em um card no vídeo.

  • Promova sua oferta em outras plataformas

Além de aproveitar todo o potencial do YouTube, divulgue a oferta no Twitter, Instagram, Facebook e todas outras redes sociais que você tiver.

Quanto mais lugares receber a mensagem, maior a chance de ser visto. Portanto, sempre combine o YouTube com outras mídias sociais.

Agora tudo que resta é explorar sua criatividade e o lado empreendedor, e muito em breve, você estará ganhando dinheiro no YouTube.

Para descobrir outras formas de monetização, se cadastre na nossa plataforma para receber informações fresquinhas sobre o mercado digital.

Você também pode se interessar por:

23/01/2018